Seguir por e-mail

quinta-feira, 31 de março de 2011

Curiosidade sobre a família Cavalcanti de Albuquerque

A conspiração dos Suassuna não teve maiores repercussões pois a família Cavalcanti de Albuquerque possuía um código de conduta bastante peculiar: Sempre mantinham representantes na situação e na oposição. Vencesse quem vencesse a família se manteria no poder. Apesar de terem sido presos, os 3 irmãos proprietários do engenho Suassuna não sofreram maiores punições. Para se ter idéia do poderio econômico dos Cavalcanti de Albuquerque, 1/3 das terras produtivas de Pernambuco pertenciam à família, isso quando o nosso território ainda não havia sido pulverizado. Não era à tôa que se dizia: "Se és pernambucano, não te faças de rogado. Hás de ser Cavalcanti ou serás cavalgado".

4 comentários:

  1. Eu sou um Cavalcanti de Albuquerque, meu avó paterno se Chamava Virginio Cavalcanti de Albuquerque e meu pai Ernesto Cavalcanti de Albuquerque. Somos de Recife-Pe.
    Att,
    Sidrack

    ResponderExcluir
  2. Meu bisavô era Domingos Cavalcanti de Albuquerque. Morreu há 50 anos, com mais de 90 anos de idade. Era casado com Felismina Cavalcanti de Oliveira. Será que alguém pode localizá-lo, na árvore genealógica da familia?

    ResponderExcluir
  3. Meu tataravô era Domingos Cavalcanti de Albuquerque, casado com Felismina Cavalcante de Oliveira. Ele morreu, aos 89 anos, há 50 anos atrás. Será possível localizá-lo, na árvore genealógica da família?

    ResponderExcluir
  4. Minha tetravó era candida Arcoverde Cavalcanti de Albuquerque e Mello Accioly Wanderley e não consigo achar de que era filha.

    ResponderExcluir