terça-feira, 29 de março de 2011

Francisco de Paula Cavalcanti de Albuquerque

Era Commendador da Imperial Ordem de Christo, Cavalleiro da Imperial Ordem de Cruzeiro, e da Imperial Ordem da Rosa.

CREAÇÃO DO TITULO: Barão por decreto de 2 de Desembro de 1854

SUASSUNA. (Barão e Visconde com grandeza de) Francisco de Paula Cavalcanti de Albuquerque.
Nasceu no Municipio de Jaboatão, em Pernambuco, aos 10 de Junho de 1793.
Falleceu no Recife, em Pernambuco, em 20 de Janeiro de 1880, no seu Palacete do Pombal.
Filho primogenito do Capitão-Mór Francisco de Paula Cavalcanti de Albuquerque, mais conhecido pelo nome de Coronel Suassuna e de sua mulher D. Maria Rita de Albuquerque Mello, ambos das mais nobres e illustres familias dessa Provincia, e paes dos Viscondes de Camaragibe, Albuquerque e Barão de Muribeca.
Sentou praça no exercito em 1807, galgando todos os póstos até o de Brigadeiro, em que se reformou, em 1829.
Presidiu a Provincia de Pernambuco em 1826, em 1835 e 1838. Foi Deputado á Assembléa Provincial em varias legislaturas, assim como á Geral na 1ª legislatura de 1826 a 1829.
Senador por Pernambuco, nomeado em 1839, foi Ministro na pasta da Guerra, no 1º Gabinete de 1840. Era do Conselho de S. Magestade, Grande do Imperio, Fidalgo Cavalleiro da Casa Imperial, Dignitario da Imperial Ordem do Cruzeiro, e Gentil-Homem da Imperial Camara.

BRAZÃO DE ARMAS: Escudo partido em pala: na primeira as armas dos Albuquerques, que são esquarteladas; no primeiro quartel, as armas de Portugal, no segundo cinco flôres de liz de oiro.

Fonte: Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/492

Um comentário:

  1. Caso seja de seu interesse, entre no site da familysearch ( mormons ) e pesquise o nome de Francisco de Paula Cavalcanti de Albuquerque é uma coletanea de informões colhidas na internet

    ResponderExcluir